Os ursos de verdade também são peludinhos, fofos e têm aquele jeito sossegado dos de brinquedo... Mas as aparências enganam. Alto e forte, esse bicho tem garras afiadas, sobe em árvores, passa dos 50 quilômetros por hora numa corrida e nada muito bem!
O urso marrom vive em regiões frias e, no inverno, procura abrigo em buracos e cavernas. Escondido, ele se encolhe e passa a estação inteira dormindo. Nesse período, seu metabolismo fica lento para economizar energia. Durante o sono, ele queima gordura que estocou no verão e no outono.
É no inverno também, que as fêmeas têm seus bebês. Eles nascem com menos de 1 quilo, sem pelos ou dentes e de olhos fechados. São guiados pelo cheiro da mãe para mamar. Ficam meses ali, só mamando.
No início da primavera, os filhotes já têm pelos e energia para seguir as mães em busca de comida. Depois da longa soneca, devoram tudo o que encontram: plantas, insetos, mel, pequenos mamíferos e peixes.
Em tempos de pescaria, vários ursos são vistos juntos, mas em geral eles andam sozinhos. Com 4 anos, os jovens partem e vão viver suas próprias aventuras.
Noêmia Lopes
REVISTA RECREIO - ANO 8, nº 390 - 30/08/2007